Aqui as emoções e palavras andam de mãos dadas. E juntas fazem essa linda Ciranda!

Absurdo saber que nos dias atuais, ainda exista tanto preconceito. E é gritante isso, nos salta aos olhos! Normalmente o preconceito é causado pela ignorância , isto é, o não conhecimento do outro que é diferente
Definição: Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude descriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente.
A palavra já fala por si: PRECONCEITO = PRE - CONCEITO, ou seja, um conceito antecipado de alguma coisa ou pessoa.
Acho muito triste tudo isso... e são preconceitos absurdos.
As pessoas tem preconceitos de cor, raça, credo, idade, profissão, opção sexual, social, deficientes físicos e/ou mentais, nacionalidade e etc...
O mundo é tão grande... mas é curioso pensar que quando pensamos "globalmente", como ele torna-se pequeno. A internet veio quebrando muitas barreiras, trouxe benefícios mas também problemas...
Mas de uma forma ou de outra, aproxima as pessoas. Nenhum ser humano é feliz sozinho, e também não consegue ir tão longe se não tiver amigos, conhecidos... e você nunca sabe lá na frente quem poderá lhe estender a mão e te ajudar não é verdade?
Ontem conversando com uma pessoa de uma outra nacionalidade, pude ver o quanto isso é gritante (o preconceito). Estavámos conversando muito bem sobre diversos assuntos, até que em uma certa altura essa pessoa comentou: "Tenho vontade de conhecer o Brasil, mas já me disseram cá, que se eu for serei logo assaltado, morto ou violado!" A minha primeira reação foi de perplexidade, depois rir por tamanha bobagem, ignorância e preconceito e a terceira foi indignação.
Bom, virei para a pessoa e disse que o Brasil era um país como outro qualquer, que a violência não é uma característica somente do Brasil, existe em qualquer parte... E fui conversando com ele falei sobre o preconceito e suas vertentes e acabou que no final das contas deu tudo certo, acho que plantei uma sementinha dentro da cabecinha dele... com certeza pelo menos o fiz pensar, refletir sobre o comentário infeliz que ele fez... olhar por um outro prisma a mesma coisa.
Por isso resolvi falar sobre isso aqui hoje. Por que as pessoas acham-se umas melhores que as outras? Baseado em que? Onde está escrito que um branco é melhor que um negro e vice versa? Quem disse que um casal heterosexual é mais feliz que um outro homosexual? Quem pode afirmar que ainda que pessoas vivam em favelas, e sejam humildes que essas pessoas não tem o direito de sonhar e serem felizes?
Está na hora de de todos fazerem um exame de consciência e rever conceitos... e ao fazer isso você verá, como tem alguns já até ultrapassados... o mundo não para e está em constante evolução e quem não estiver preparado para as mudanças que são consequências, infelizmente ficará estagnado e perdendo o melhor da vida, paralisado por suas próprias ações e pensamentos arcaicos...
Dispa-se dos preconceitos e comece a encarar o mundo de uma forma diferente... ouça as pessoas , lance um tema e vá debater isso com pessoas diversas... você irá ficar espantado como um mesmo tema, pode ser interpretado de formas diferentes... é isso aí... a evolução global... a diversidade de pessoas, idéias, opniões, gostos, culturas, pensamentos....
Agradeço muito por tudo isso, até por que, se tudo e todos fossem iguais, perderia toda a graça!!
Abaixo o preconceito, a ignorância é um vício letal, que por vezes nos cega e/ou nos impede de dar a oportunidade de conhecer o novo, ter um PRÉ-CONCEITO de uma idéia, opnião ou pessoa.. e não ter um PRECONCEITO sem nem ao mesmo procurar entender o sentido do mesmo!
Patricia D.Garrido
é triste saber, mas precisamos viver com isso, fazendo nossa parte lutando contra. mas somos minoria, só que temos algo mais forte que é a força de vontade, é o amor, é o caráter, é a personalidade, é o amor pelo proximo; isso já é suficiente para podermos unir forças contra isso.
assim como a história do Beija-flor, que tenta apagar um incêndio numa floresta com gotas de agua carreando em seu bico retirando das flores, um passarinho pergunta a ele, Beija-flor, sabes que não irá consseguir apagar este fogo, você é pequeno demais, o beija-flor responde, não importa se irei apagar ou não, o importante é que estou fazendo a minha parte.
NÃO AO PRECONCEITO
By_Mario Oliveira